segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Mãos Talentosas – a história de Benjamin Carlson

Conheci esse filme quase que forçado! Estava na faculdade e uma colega, de repente, chegou a mim e disse algo do tipo “trouxe um filme pra você assistir, você vai gostar”, enfim, fez sobre ele, uma propagandazinha boa. Oras como um bom admirador de filmes que sou, recebi de muito bom grado. E em outra ocasião fui conferir o conteúdo do DVD, para surpresa minha o filme que se mostrou de início apenas uma proposta de ser um filme bom, muito extrapolou meu humilde gosto.

Mãos Talentosas baseia-se em fatos da realidade, mas especificamente a vida de Ben Carlson. Ele, um garoto de família americana negra e pobre – destaco esses aspectos por serem relevantes para a época, esta ainda marcada por muitas discriminações raciais nos EUA (será se já acabou, ou continua?) – que não tinha outra alternativa senão dedicar-se com afinco aos estudos. A mãe do garoto sempre foi sua grande incentivadora, mesmo ela não sendo alfabetizada, entendia que os filhos poderiam fazer diferente.

O filme acaba sendo um balde de água fria nos “acomodados”, ou candidatos a conformados com situações muitas vezes desanimadoras. Lembro que, tempos depois, recomendei esse filme a uma outra amiga (essa da igreja), ela ao conferir o longa recebeu-o como uma “chacoalhada”. Por sua vez, achou o filme tão legal que resolveu exibi-lo na igreja. E assim foi feito, num dia de terça-feira.

As fases da vida de Carlson são mostradas em etapas, a jovem para adulta é interpretada pelo talentoso Cuba Gooding Jr.. Ele, à medida que se esforçava nos estudos, obtinha resultados expressivos, e sua evolução na escola mostrou-se espantosa ao chegar às melhores notas e vencer um concurso de soletração, fato este que causou indignação em uma professora racista que acabou fazendo um discurso carregado de maldade a respeito da cor da pele – uma das cenas mais chocantes do filme.

Nada que desanimasse Carlson, que estudava para ser um Neurocirurgião, profissão elitista e branca, na época. Além do mais nutria a confiança em Deus. Depois de muitas lutas, tornou-se médico e agora estudava uma maneira de solucionar um problema até então tido como insolúvel: garotos que nasceram unidos pelo crânio, seu maior desafio!

No mais, preservo o silêncio, afinal contar o final e o que vai acontecer em cenas de filmes me desagrada, então me propus somente a dar aperitivos para que possam conferir por si mesmos. Depois é só me dar o retorno, se gostou ou não e quem sabe alguns porquês de tais escolhas.

********************
Confira o filme aqui em Torrent

*******************
voltando a postar...já são mais de 4 meses...mas é isso aew

Nenhum comentário: