sexta-feira, 13 de maio de 2011

História do Cotidiano

fotografia tirada pelo autor (no caso eu hehe!)


Na nossa congregação, nos últimos anos, foi bastante comum a realização de Maratonas. Essas maratonas funcionam como uma competição onde, de antemão, é escolhido um livro da Bíblia sobre o qual os participantes deverão estudar, pois serão submetidos a perguntas, e o vencedor será o que mais perguntas responder de maneira correta.
Quando estive frequentando a Casa Anísio Brito (Arquivo Público do Piauí) mechí e remexí nos jornais de décadas atrás a procura de fontes que servissem de base a construção de minha monografia. Embora focasse especifícamente nas charges e cartuns, vez ou outra, me atentava a outros fatos que saíam nas páginas dos jornais. Numa dessas me deparei com a notícia de uma maratona em Teresina.
Tratava-se não de uma competição, mas de uma “Maratona de leitura da Bíblia”. Segundo a matéria publicada no jornal O Dia (em 14/15 de dezembro de 1975, capa e p.8) a leitura da Bíblia realizou-se em 73 horas, numa organização conjunta das Igrejas Batista, Assembléia de Deus e Presbiteriana.
Para tanto,  12 equipes (cada uma composta por 12 pessoas) revezavam-se nas ininterruptas leituras, sendo que cada pessoa em média lia durante 10 minutos. A maratona foi realizada na Praça João Luís Ferreira.
O ínicio da maratona foi no dia 11 de dezembro de 1975, com o pontapé inicial dado por José Lopes dos Santos, secretário de Governo e o encerramento deu-se dia 14 e nessa ocasião , além de autoridades civis e militares, estava prevista a presença do então Governador, Dirceu Mendes Arcoverde. O Grande objetivo era
Levar as palavras de Cristo a todas as pessoas, principalmente aquelas que não têm condições de comprar o importante livro ou mesmo aqueles que estão indiferentes às pregações evangélicas (...) No local está havendo também, exposições de livros religiosos. (O DIA, 14-15/12 /1975).
Realmente uma bela e impactante iniciativa, e há de se pensar o quão é difícil organizar eventos até mesmo dentro da nossa própria congregação, o que dirá envolvendo distintas denominações. Ademais, o evangelho foi divulgado.
 ********************* 
gleistoned@hotmail.com
(Fonte:  Jornal O Dia 14-15/12/1975, capa e p.8)

Nenhum comentário: