É chegado o período de férias.
Aqui em Teresina, neste mês de julho o céu é ocupado e abarrotado por uma das maiores diversões da garotada, as pipas.
O mais comum nestes momentos é ver a galerinha no “sol quente de cara pra cima”, (como dizem alguns) com a linha na mão rodopiando sua “rabiola” (como também são chamadas as pipas).
Empinar pipa, pra quem gosta é claro rsrsrsrs, é muito divertido e não se restringe as crianças, tem muito "marmanjo" (eu estou incluso kkk)) que não resiste e também adere à brincadeira.
Segundo o site Wikipédia, pipa
É um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador.
É composta de uma estrutura armada que suporta um plano de papel que tem a função de asa, sustentando o brinquedo. Conforme o modelo pode contar com uma rabiola, que é um adereço preso na parte inferior para proporcionar estabilidade, geralmente feitas de fitas plásticas finas ou de papel, ou mesmo de pano, amarradas a uma linha.
É um dos brinquedos mais utilizados por crianças, adolescentes e até adultos. Na maiorias das vezes, não há um local apropriado para a prática desta brincadeira. Os pipeiros, como são chamados, acabam brincando em meio a fios de alta tensão em ruas e avenidas.
Nesta definição podemos perceber uns probleminhas, por exemplo quanto a ausência de locais próprios - se em Teresina faltam locais até pra futebol , basquete, vôlei ,o que dirá para as pipas!!!) e o uso do cerol, que gera muita confusão.
Eu mesmo já presenciei a queda de fios de tensão por ação de alguns que enroscaram suas linhas na rede... foi uma chuva de faíscas sem igual e consequente falta de energia, além do medo dos moradores de ter algum eletrodoméstico “queimado”...
Mas o leitor deve estranhar o fato do título deste textinho ser “É uma pena”...?
o significado é que "é uma pena" que eu não posso usufruir destas férias como se deve!!!! O mundo universitário e o cotidiano corrido inviabilizam as empinadas!!!
Mas leia-se também que yo de modo algum saia(o) como fazem alguns, com varapaus correndo no meio da rua, pulando cercas e muros, adentrando quintais e desafiando, os já irritados vizinhos !!! até mesmo porque não é de meu feitio!! rsrsrsrs
O mesmo site listado acima, narra um pouco da história das pipas:
As pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que por volta do ano 1200 a. C. foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares.
No décimo segundo século, na Europa, as crianças já brincavam com pipas. Vale a pena notar também o papel desempenhado pela pipa como aparelho de medição atmosférica. O político e inventor americano Benjamin Franklin utilizou uma pipa para investigar e inventar o Pára-raios. Hoje, a pipa mantém a sua popularidade entre as crianças de todas as culturas.
Enfim, as pipas são brinquedos como quaisquer outros...
apenas os praticantes devem saber bem utiliza-lo para sua diversão sem estragar o prazer dos outros...
eita que agora me bateu uma saudade(de novo) dos tempos das férias , quando eu passava o dia brincando, de pipa inclusive...realmente eram bons tempos... agora tenho que me conformar em encarar os livros como os novos brinquedos... os brinquedos modernos , os vôos agora são outros...
Nenhum comentário:
Postar um comentário